sábado, 22 de junho de 2013
 Situação de aprendizagem
Texto “Meu Primeiro Beijo”

Público alvo: 8ª série/9ºano
Duração: 4 aulas


Meu Primeiro Beijo
Antonio Barreto
É difícil acreditar, mas meu primeiro beijo foi num ônibus, na volta da escola. E sabem com quem? Com o Cultura Inútil! Pode? Até que foi legal. Nem eu nem ele sabíamos exatamente o que era "o beijo". Só de filme. Estávamos virgens nesse assunto, e morrendo de medo. Mas aprendemos. E foi assim...
Não sei se numa aula de Biologia ou de Química, o Culta tinha me mandado um dos seus milhares de bilhetinhos:"Você é a glicose do meu metabolismo.Te amo muito! Paracelso"
E assinou com uma letrinha miúda: Paracelso. Paracelso era outro apelido dele. Assinou com letrinha tão minúscula que quase tive dó, tive pena, instinto maternal, coisas de mulher... E também não sei por que: resolvi dar uma chance pra ele, mesmo sem saber que tipo de lance ia rolar.
No dia seguinte, depois do inglês, pediu pra me acompanhar até em casa. No ônibus, veio com o seguinte papo:
- Um beijo pode deixar a gente exausto, sabia? - Fiz cara de desentendida.
Mas ele continuou:
- Dependendo do beijo, a gente põe em ação 29 músculos, consome cerca de 12 calorias e acelera o coração de 70 para 150 batidas por minuto. - Aí ele tomou coragem e pegou na minha mão. Mas continuou salivando seus perdigotos:
- A gente também gasta, na saliva, nada menos que 9 mg de água; 0,7 mg de albumina; 0,18 g de substâncias orgânica; 0,711 mg de matérias graxas; 0,45 mg de sais e pelo menos 250 bactérias...
Aí o bactéria falante aproximou o rosto do meu e, tremendo, tirou seus óculos, tirou os meus, e ficamos nos olhando, de pertinho. O bastante para que eu descobrisse que, sem os óculos, seus olhos eram bonitos e expressivos, azuis e brilhantes. E achei gostoso aquele calorzinho que envolvia o corpo da gente. Ele beijou a pontinha do meu nariz, fechei os olhos e senti sua respiração ofegante. Seus lábios tocaram os meus. Primeiro de leve, depois com mais força, e então nos abraçamos de bocas coladas, por alguns segundos.
E de repente o ônibus já havia chegado no ponto final e já tínhamos transposto , juntos, o abismo do primeiro beijo.Desci, cheguei em casa, nos beijamos de novo no portão do prédio, e aí ficamos apaixonados por várias semanas. Até que o mundo rolou, as luas vieram e voltaram, o tempo se esqueceu do tempo, as contas de telefone aumentaram, depois diminuíram...e foi ficando nisso. Normal. Que nem meu primeiro beijo. Mas foi inesquecível!
Leitura do texto
v Silenciosa, contextualizada e compartilhada.

Percepção de outras linguagens:

v Pedir aos alunos que representem o 1º beijo por meio de recorte e colagem de imagens tiradas de revistas, jornais e internet e com eles criar um painel temático;
v Imaginar como colocar as imagens e as palavras relacionadas ao tema em destaque no painel;

Localização de informações, comparações e generalizações:
v Localizar no texto:
1.     Vocabulário – dedução – dicionário – conhecimento de mundo;
2.     Qual é o foco narrativo? Justifique com um trecho do texto.
3.     Quem são os personagens?
4.     Qual é o espaço?
5.     Há marcas de passagens de tempo? Justifique com trechos do texto.
6.     Ele a beija a força? Se não, quais argumentos o personagem chamado “Culta” usa para convencê-la a ser beijada?
7.    Qual o gênero desse texto? Cite a característica principal desse gênero..

Elaboração de apreciações relativas e valores éticos e/ou políticos:
v Promover um debate:
1.     Quem já teve esteve numa situação parecida?
2.     Um ônibus é o local apropriado para o 1º beijo?
3.     O que a personagem quis dizer no trecho: “...o tempo se esqueceu do tempo,...”?

Produção de escrita:
v Continuar a história escolhendo uma das duas versões:
1.     Criação do mural sobre o assunto.
2.     Como seria o cartão do dia dos namorados criado pelo “Culta”?(Montagem de um cartão do dia dos namorados.

Avaliação:
v Durante todo o processo de desenvolvimento em classe, desde a leitura até a produção textual.

Referências:
DOLZ, Joaquim; SCHNEUWLY, Bernard et al. Gêneros e progressão em expressão oral e escrita – elementos para reflexões sobre uma experiência suíça (Francófona). In: ______. Gêneros orais e escritos na escola. Campinas: Mercado das Letras, 2012. p. 35-60.

BARRETO, Antonio. Meu primeiro beijo. Balada do primeiro amor. São Paulo: FTD, 1977. p. 134-67 Extraído de: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=22430

ROJO, Roxane. Letramento e capacidades de leitura para a cidadania. In: Curso EaD/EFAP. Leitura e escrita em contexto digital – Programa Práticas de leitura e escrita na contemporaneidade. 2012.


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