Situação de aprendizagem
Texto “Meu Primeiro
Beijo”
Público alvo: 8ª série/9ºano
Duração: 4 aulas
Meu Primeiro Beijo
Antonio Barreto
É difícil acreditar, mas meu primeiro beijo foi num ônibus, na volta da
escola. E sabem com quem? Com o Cultura Inútil! Pode? Até que foi legal. Nem eu
nem ele sabíamos exatamente o que era "o beijo". Só de filme.
Estávamos virgens nesse assunto, e morrendo de medo. Mas aprendemos. E foi
assim...
Não sei se numa aula de Biologia ou de Química, o Culta tinha me mandado
um dos seus milhares de bilhetinhos:"Você é a glicose do meu
metabolismo.Te amo muito! Paracelso"
E assinou com uma letrinha miúda: Paracelso. Paracelso era outro apelido
dele. Assinou com letrinha tão minúscula que quase tive dó, tive pena, instinto
maternal, coisas de mulher... E também não sei por que: resolvi dar uma chance
pra ele, mesmo sem saber que tipo de lance ia rolar.
No dia seguinte, depois do inglês, pediu pra me acompanhar até em casa.
No ônibus, veio com o seguinte papo:
- Um beijo pode deixar a gente exausto, sabia? - Fiz cara de
desentendida.
Mas ele continuou:
- Dependendo do beijo, a gente põe em ação 29 músculos, consome cerca de
12 calorias e acelera o coração de 70 para 150 batidas por minuto. - Aí ele
tomou coragem e pegou na minha mão. Mas continuou salivando seus perdigotos:
- A gente também gasta, na saliva, nada menos que 9 mg de água; 0,7 mg
de albumina; 0,18 g de substâncias orgânica; 0,711 mg de matérias graxas; 0,45
mg de sais e pelo menos 250 bactérias...
Aí o bactéria falante aproximou o rosto do meu e, tremendo, tirou seus
óculos, tirou os meus, e ficamos nos olhando, de pertinho. O bastante para que
eu descobrisse que, sem os óculos, seus olhos eram bonitos e expressivos, azuis
e brilhantes. E achei gostoso aquele calorzinho que envolvia o corpo da gente.
Ele beijou a pontinha do meu nariz, fechei os olhos e senti sua respiração
ofegante. Seus lábios tocaram os meus. Primeiro de leve, depois com mais força,
e então nos abraçamos de bocas coladas, por alguns segundos.
E de repente o ônibus já havia chegado no ponto final e já tínhamos
transposto , juntos, o abismo do primeiro beijo.Desci, cheguei em casa, nos
beijamos de novo no portão do prédio, e aí ficamos apaixonados por várias
semanas. Até que o mundo rolou, as luas vieram e voltaram, o tempo se esqueceu
do tempo, as contas de telefone aumentaram, depois diminuíram...e foi ficando
nisso. Normal. Que nem meu primeiro beijo. Mas foi inesquecível!
Leitura do texto
v Silenciosa,
contextualizada e compartilhada.
Percepção de outras linguagens:
v Pedir aos alunos
que representem o 1º beijo por meio de recorte e colagem de imagens tiradas de
revistas, jornais e internet e com eles criar um painel temático;
v Imaginar como
colocar as imagens e as palavras relacionadas ao tema em destaque no painel;
Localização de informações, comparações e
generalizações:
v Localizar no
texto:
1. Vocabulário
– dedução – dicionário – conhecimento de mundo;
2. Qual
é o foco narrativo? Justifique com um trecho do texto.
3. Quem
são os personagens?
4. Qual
é o espaço?
5. Há
marcas de passagens de tempo? Justifique com trechos do texto.
6. Ele
a beija a força? Se não, quais argumentos o personagem chamado “Culta” usa para
convencê-la a ser beijada?
7. Qual
o gênero desse texto? Cite a característica principal desse gênero..
Elaboração de apreciações relativas e valores
éticos e/ou políticos:
v Promover um
debate:
1. Quem
já teve esteve numa situação parecida?
2. Um
ônibus é o local apropriado para o 1º beijo?
3. O
que a personagem quis dizer no trecho: “...o tempo se esqueceu do tempo,...”?
Produção de escrita:
v Continuar a
história escolhendo uma das duas versões:
1. Criação
do mural sobre o assunto.
2. Como
seria o cartão do dia dos namorados criado pelo “Culta”?(Montagem de um cartão
do dia dos namorados.
Avaliação:
v Durante todo o
processo de desenvolvimento em classe, desde a leitura até a produção textual.
Referências:
DOLZ, Joaquim; SCHNEUWLY, Bernard
et al. Gêneros e progressão em expressão oral e escrita – elementos para
reflexões sobre uma experiência suíça (Francófona). In: ______. Gêneros orais e escritos na escola. Campinas: Mercado das Letras, 2012. p. 35-60.
BARRETO, Antonio.
Meu primeiro beijo. Balada do primeiro amor. São Paulo: FTD, 1977. p.
134-67 Extraído de: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=22430
ROJO, Roxane.
Letramento e capacidades de leitura para a cidadania. In: Curso EaD/EFAP. Leitura e escrita em contexto digital –
Programa Práticas de leitura e escrita na contemporaneidade. 2012.
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